sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A Luta Pela Esperança (Cinderella Man)


Sinopse


Jim Braddock (Russell Crowe) era considerado um prodígio do boxe, mas foi obrigado a se aposentar prematuramente devido a uma série de derrotas no ringue. Com os Estados Unidos em meio à Grande Depressão, Jim aceita viver de bicos para poder sustentar sua esposa, Mae (Renée Zellweger), e os filhos. Jim sempre sonhou com a oportunidade de retornar ao mundo do boxe e tem sua chance quando, devido a um cancelamento de última hora, é escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial. Para surpresa de todos Jim vence três lutas consecutivas, mesmo sendo bem mais magro que seus oponentes e tendo ferimentos nas mãos. Ele passa então a ganhar o apelido de "Cinderella Man" e se torna o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época. Até que precisa enfrentar seu pior oponente: Max Baer (Craig Bierko), o atual campeão mundial dos pesos pesados, que já matou dois lutadores no ringue.


Premiações



Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Paul Giamatti), Melhor Maquiagem e Melhor Edição.

- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Ator - Drama (Russell Crowe) e Melhor Ator Coadjuvante (Paul Giamatti).

- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Roteiro Original.


Curiosidades


- Inicialmente seria Lasse Hallström o diretor de A Luta Pela Esperança.

- Penny Marshall esteve cotada para dirigir A Luta Pela Esperança.

- Este é o 2º filme em que o diretor Ron Howard e o ator Russell Crowe trabalham juntos. O anterior foi Uma Mente Brilhante (2001).

- Russell Crowe contratou o ex-campeão mundial dos pesos pesados Joe Bugner para ajudá-lo no treinamento necessário para A Luta Pela Esperança.

- Russell Crowe deslocou o ombro durante os treinamentos de boxe para seu personagem em A Luta Pela Esperança, o que fez com que as filmagens fossem adiadas por 2 meses.

- Russell Crowe perdeu cerca de 22 quilos para atuar em A Luta Pela Esperança. Durante as filmagens seu peso era de 79 quilos.

- Inicialmente o lançamento do filme nos cinemas americanos estava previsto para dezembro de 2004.

- Os oponentes de Jim Braddock em A Luta Pela Esperança foram treinados por profissionais do boxe, que os instruíam a dar seus golpes o mais próximo possível do corpo de Russell Crowe. Esta recomendação fez com que em certos momentos os golpes acertassem diretamente Crowe, o que fez com que o ator tivesse várias contusões e um dente quebrado durante as filmagens.

Rosemarie DeWitt, que no filme interpreta a vizinha Sara Wilson, é a neta do verdadeiro Jim Braddock.

- Apesar das críticas elogiosas por parte da imprensa americana na época do seu lançamento, em 3 de junho, o filme arrecadou pouco mais de US$ 49 milhões em suas 4 primeiras semanas de exibição. Por causa disto a rede de cinemas AMC fez uma promoção em que dizia que devolveria o dinheiro dos espectadores que assistissem ao filme e não gostassem dele.

- O orçamento de A Luta Pela Esperança foi de US$ 88 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário